Ao início da implantação das rádios comunitárias no Brasil, das poucas opções existentes homologadas na época, estava este modelo Montel MTFM98 amplamente vendido.
Com potência de 25W e frequência de 87.5 a 107.9, estes transmissores se encontram em uso até hoje, desde que as manutenções sejam de qualidade.
Criticado por muitos, na verdade é um equipamento totalmente funcional e a maioria dos que realizamos manutenção, os defeitos foram gerados por problemas externos como descargas elétricas nas antenas, SWR alta, distúrbios na rede elétrica.
Em nossa opinião, a fonte poderia ser melhorada pois realmente é sensível a distúrbios na rede, e não tem proteção contra curto circuito, sendo assim quando o mosfet de saída entra em curto (normalmente ocorre quando há problemas na antena ou descarga elétrica), a fonte queima também.
Este problema pode ser minimizado instalando um fusível na saída da fonte.
Na foto acima temos uma visão aproximada da montagem e organização das placas.Este equipamento não possui proteção de ROE e temperatura, sendo necessária atençãoao sistema irradiante com manutenção preventiva.O transístor de saída, na verdade Mosfet de alta eficiência código PD55015-E nãoé muito comum, e existem falsificações no mercado.Por isso o ideal é comprar na fábrica, distribuidor oficial de componentes, ou de seu técnico de confiança.
Na sequência surgiu o famoso Sinteck Next de 25W modelo EX25 (ultra compacto),
Nenhum comentário:
Postar um comentário